.

09/03/2011

EXPLICAÇÕES DO MESTRE

Jesus e
Em plena conversação edificante, Sara, a esposa de Benjamim, o criador de cabras, ouvindo comentários do Mestre, nos doces entendimentos do lar de Cafarnaum, perguntou, de olhos fascinados pelas revelações novas: — A idéia do Reino de Deus, em nossas vidas, é realmente sublime; todavia, como iniciar- me nela? Temos ouvido as pregações à beira do lago e sabemos que a Boa Nova aconselha, acima de tudo, o amor e o perdão...
Eu desejaria ser fiel a semelhantes princípios, mas sinto-me presa a velhas normas.
Não consigo desculpar os que me ofendem, não entendo uma vida em que troquemos nossas vantagens pelos interesses dos outros, sou apegada aos meus bens e ciumenta de tudo o que aceito como sendo propriedade minha.
A dama confessava-se com simplicidade, não obstante o sorriso desapontado de quem encontra obstáculos quase invencíveis.
— Para isso — comentou Pedro —, é indispensável a boa-vontade.
— Com a fé em Nosso Pai Celestial — aventurou a esposa de Simão — atravessaremos os tropeços mais duros.
Em todos os presentes transparecia ansiosa expectativa quanto ao pronunciamento do Senhor, que falou, em seguida a longo silêncio: — Sara, qual é o serviço fundamental de tua casa? — É a criação de cabras — redargüiu a interpelada, curiosa.
— Como procedes para conservar o leite inalterado e puro no benefício doméstico? — Senhor, antes de qualquer providência, é imprescindível lavar, cautelosamente, o vaso em que ele será depositado.
Se qualquer detrito ficar na ânfora, em breve todo o leite se toca de franco azedume e já não servirá para os serviços mais delicados.
Jesus sorriu e explanou: — Assim é a revelação celeste no coração humano.
Se não purificamos o vaso da alma, o conhecimento, não obstante superior, se confunde com as sujidades de nosso íntimo, como que se degenerando, reduzindo a proporção dos bens que poderíamos recolher.
Em verdade, Moisés e os Profetas foram valorosos portadores de mensagens divinas, mas os descendentes do Povo Escolhido não purificaram suficientemente o receptáculo vivo do espírito para recebê-las.
É por isto que os nossos contemporâneos são justos e injustos, crentes e incrédulos, bons e maus ao mesmo tempo.
O leite puro dos esclarecimentos elevados penetra o coração como alimento novo, mas aí se mistura com a ferrugem do egoísmo velho.
Do serviço renovador da alma restará, então, o vinagre da incompreensão, adiando o trabalho efetivo do Reino de Deus.
A pequena assembléia, na sala de Pedro, recebia a lição sublime e singela, comovidamente, sem qualquer interferência verbal.
O Mestre, porém, levantando-se com discrição e humildade, afagou os cabelos da senhora que o interpelara e concluiu, generoso: — O orvalho num lírio alvo é diamante celeste, mas, na poeira da estrada, é gota lamacenta.
Não te esqueças desta verdade simples e clara da Natureza.
Livro: Jesus no Lar, lição 3 – Médium: Chico Xavier – Espírito: Néio Lúcio.

Na data de hoje, há dois anos atrás, este blog comecou a existir. Quero deixar aqui o meu carinhoso agradecimento a todos que  incentivaram, a todos que acreditaram tornando-se seguidores, a todos que deixam as suas impressoes e especialmente ao meu mentor querido pela paciência, bondade e orientacao.  Que o amado Mestre fortaleca-nos no caminho da evolucao, pois o conhecimento nos torna mais responsáveis, pelos nossos atos e pensamentos. 
Márcia

12 comentários:

  1. vc poderia fazer um post pra quem nao conhece direito o espiritismo e obrigado pelas visitas

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a reflexão com esta linda passagem nesta analogia perfeita da pureza do ser na elevação da alma.Parabens pelo aniversario do blog e que possa continuar sempre trazendo posts,que faça acorda o repensar esta vida.Meu abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acabei parando neste espaço e estou adorando o pouco que já li. Para uma pessoa cuja interrogação é bichinho de estimação, tenho certeza que vou aprender muito aqui.

    Aproveito e deixo, com sua permissão, um trecho de minha ultima postagem. Uma conversa com meus botões...indagações...
    Espero vê-lo em minha casa. Esse encontro não foi por acaso. Vou te seguir e virei sempre!
    Bjs
    Borboleta

    Enquanto o AMOR não prevalecer....

    Ultimamente tenho conversado muito com DEUS sobre religiões, doutrinas.
    Acabo postando algumas conversas minhas com Ele.
    Pensamentos....indagações....uma fase...
    O que será que Ele pensa sobre tudo que anda acontecendo aqui nesse nosso mundinho chamado Terra? Especificamente sobre tantas religiões e doutrinas? (continua no blog...)
    http://voandocomborbolletas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga,querida!
    Hoje vim aprender mais um pouco,esses seus textos são verdadeiros ensinamentos para todos nós.
    Obrigada,amiga pela partilha!
    Que Jesus continue iluminando o seu coração sempre!
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  5. Oi Hebert,
    fico feliz pelo seu interesse em conhecer mais sobre a doutrina. No início do blog, venho postando vários textos que nos esclarece de forma simples a história do espiritismo. Mas farei com prazer um novo post trazendo informacoes sobre a doutrina, dá só um tempinho ok?
    Abracos e muito grata pela visita!!

    ResponderExcluir
  6. Toninhobira,
    eu sou quem agradeco a honra da sua visita!! Também pelas lindas e carinhosas palavras que vc deixa aqui.
    Muita paz para você também,
    Abracos

    ResponderExcluir
  7. Voando com borboletas,
    gostei demais da sua visita e do seu questionamento e deixei um comentáriozinho no seu blog.
    Obrigada e que Jesus te ilumine também.

    ResponderExcluir
  8. Alma,
    fico super feliz com a visita de cada um de vocês!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Márcia querida,
    Vim agradecer o comentário que me deixou. Fiquei tão feliz ao lê-lo.
    Tem algumas coisas que acontecem na vida que são inexplicáveis.
    Ao ler um pouco de seu blog me encantei de uma forma deliciosa. E ao ler o comentário que deixou no meu blog, tive uma sensação tão forte de te conhecer, parecia que estava lendo o recado de uma amiga de infância, e não de uma pessoa que nunca vi na vida. Engraçado isso, não é?!
    Bjs minha nova amiga
    Que DEUS te abençoe imensamente!
    Borboleta

    ResponderExcluir
  10. "O orvalho num lírio alvo é diamante celeste, mas, na poeira da estrada é gota lamacenta."
    Destaco este trecho que é belíssimo.
    Precisamos um esforço permanente para mantermos a nossa pureza.
    Difícil?...Pode ser, mas é possível.

    Obrigado por sua visita.
    Parabéns pelo aniversário do Blog.
    Estou levando os selinhos.

    Élys
    Blog:www.sublimeamanhecer.blogspot.com
    Estou participando do sorteio de aniversário.

    ResponderExcluir
  11. Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos periodos mais marcantes da vida; Mais o que o adolescente pensa disso?
    Visita o meu blog?

    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz mesmo.
    Desde já obrigada, tenha uma ótima semana.
    Atenciosamente Tainã Almeida.

    ResponderExcluir
  12. Querida Marcia!

    Parabéns pelo aniversário do blog, com certeza você está acendendo muitas luzes nessa caminhada.

    Beijos e muitas Felicidades.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!